Em sua primeira obra após a saga ‘Harry Potter’, J. K. Rowling narra situações desconcertantes que perturbam o leitor
O romance ‘Morte Súbita’, de J.K. Rowling, foi publicado em setembro de 2012 pela editora Little, Brown and Company, e traduzido e publicado no Brasil pela Editora Nova Fronteira. Após o sucesso mundial da saga ‘Harry Potter’, com a publicação dos 7 livros da coleção entre 1997 e 2007 e as 8 adaptações cinematográficas entre 2001 e 2011, J.K lança esta tragicomédia de mais de 500 páginas que comprova sua habilidade técnica e criativa para além da trama de fantasia de Potter.
O livro é dividido em sete partes, sendo cada uma delas iniciada por uma citação da obra ‘Administração dos Conselhos Locais’, redigido pelo advogado e membro do serviço de inteligência estrangeira do Reino Unido, Charles Arnold-Baker, utilizada por membros de Conselhos Locais da Inglaterra até hoje.
A MORTE DE BARRY FAIRBROTHER
A história se inicia com a morte súbita – fato que dá nome à obra – de Barry Fairbrother, Conselheiro Distrital de Pagford, que tinha pouco mais de quarenta anos e possuía um aneurisma cerebral que acabou por se romper após dias de queixas sobre uma dor de cabeça latejante.
Após a morte de Barry, a vaga deixada por ele se torna o catalisador de uma verdadeira guerra entre os habitantes da cidade para decidir quem irá ocupá-la, combinada às guerras de classes, guerras familiares e institucionais que já existiam que são engrandecidas por esse conflito principal.
A TRANQUILA PAGFORD VIRA O PALCO DE GUERRA
Esse e todos os outros acontecimentos têm como pano de fundo o pequeno vilarejo de Pagford, um local fictício e pacato do interior da Inglaterra, com sua aparência bucólica composta por praças, rios, áreas verdes e até mesmo uma abadia do século XII. Os moradores do local, embora tentem manter as aparências de comunhão e pacificidade, escondem conflitos que são totalmente o oposto da calmaria do povoado.
A morte de Fairbrother, pela sua repentinidade e também por ser o prelúdio da trama, permite o leitor a conhecê-lo apenas por meio de relatos de seus conhecidos. Casado com Mary, com quem tinha quatro filhos, dedicava a maioria do seu tempo entre decisões do Conselho e treinos e disputas da equipe de remo liderada por ele. Após sua morte, a viúva Mary entra num processo de luta que não perdurará por muito tempo; ao longo do livro, o sentimento de perda dá lugar ao ressentimento pelo marido nunca ter dedicado seu tempo à família tanto quanto eles mereciam.
Por ser Conselheiro de Pagford, também tinha seus inimigos. Muitos não concordavam com suas decisões administrativas e, tampouco, com suas atitudes solidárias com os menos favorecidos de Fields, um bairro periférico do vilarejo.
A HISTÓRIA DA HUMANIDADE É A HISTÓRIA DAS LUTAS DE CLASSES
Todas as decisões a respeito de Fields são tomadas pelo Conselho de Pagford, dever esse que vinha sendo discutido há anos e que dividia opiniões: alguns concordavam com essa incumbência, mas o restante exigia que ela fosse imposta à cidade vizinha, Yarvil. E a morte de Barry, que nasceu e cresceu em Fields – e que por representar uma minoria era odiado pelos conservadores – reascende a discussão e instaura uma grande guerra de classes e isenção de responsabilidades.
Assim como inúmeras favelas reais ao redor do mundo, Fields foi colonizada por uma comunidade totalmente negligenciada, esquecida por governantes que têm o dever de proporcionar uma infraestrutura básica para se viver. Por consequência, se tornou um local habitado por usuários de drogas, traficantes e pessoas mais pobres.
A Clínica Bellchapel, por exemplo, criada para oferecer tratamentos gratuitos para os usuários de drogas do local, se torna um dos alvos de cortes de gastos de Pagford após a morte de Fairbrother caso Miles, filho de Howard e Shirley Mollison – ambos odiadores de carteirinha de Barry – seja o novo eleito para o cargo de Conselheiro.
FAMÍLIA DESTRUÍDA PELAS DROGAS
Terri Weedon é uma das pessoas que necessitavam do serviço da Bellchapel para tentar se libertar do vício em heroína. Ela é mãe de Krystal, uma adolescente de 16 anos bastante conhecida por cometer atos de violência no ambiente escolar, beber e fumar, além de desobedecer ordens vindas de qualquer pessoa; e de Robbie, uma criança com pai desconhecido, sem cuidados básicos de alimentação e higiene e que corre o risco de ser tirado da mãe pela justiça, assim como já aconteceu com dois filhos seus, anteriormente.
Por um lado, Krystal, mesmo com suas palavras sempre duras e desrespeitosas para com a mãe – que revidava da mesma forma -, sempre buscou maneiras ao seu alcance de não deixá-la sucumbir mais uma vez e continuar frequentando a clínica da região. No lado oposto está Obbo, um traficante que Terri conhece desde a adolescência, que pede favores ilícitos recorrentemente em troca de mais drogas e, além de tudo, zomba de sua tentativa de recuperação.
Com esse paradoxo e um passado marcado por traumas e abandonos, Terri se torna uma mãe totalmente incapaz de criar e cuidar de seus filhos, o que obriga a primogênita Krystal – apesar de suas rebeldias – a tomar conta do irmão mais novo como se fosse sua mãe. A junção desses fatos é um ponto-chave da trama para o trágico fim dos irmãos Weedon.
AS APARÊNCIAS ENGANAM
Os Mollison, com toda a sua falta de empatia e solidariedade, são a típica família que vive de aparências, mas que, em sua intimidade, guarda problemas inimagináveis. Shirley, a mãe da família, preza pelas boas (e falsas) relações para que sua família seja sempre considerada um exemplo a ser seguido; Howard, que é dono de uma delicatéssen e tem como fiel escudeira a nada recatada Maureen Lowe, possui diversos problemas de saúde decorrentes da obesidade e compra qualquer briga para que o filho, Miles, ocupe o cargo vago.
Miles Mollison, por sua vez, possui uma vida bastante regrada e sem nenhuma emoção, fato que perturba sua esposa Samantha, que se casou com ele por conta de uma gestação inesperada – apesar de também amá-lo nessa época – mas que tinha o sonho de explorar o mundo ao seu lado. E sua irmã, Patricia, que aparece em apenas uma ocasião, vive uma vida distante da cidade por constituir o significado perfeito do que seus pais não gostariam de expor à sociedade: ela é lésbica.
O casal Mollison também possui uma desavença com os Jawanda; em partes por terem origens paquistanesas – preconceito que tenta ser escondido, mas que se revela, aqui e ali, em algumas frases racistas – e por estarem do lado oposto na disputa pela eleição.
Parminder e Vikram Jawanda são médicos – ela, clínica geral; ele, cirurgião torácico – e pais de Jaswant, Rajpal e Sukhvinder. Embora Vikram seja considerado o homem mais bonito da cidade e todos invejem Parminder por isso, tanto ele quanto seus filhos Jaswant e Rajpal são meros coadjuvantes da história dela e de Sukhvinder, que vivem um conflito intenso entre mãe e filha.
Parminder cria todos os filhos de maneira áspera e sem acolhimento, e especialmente em relação à Sukh, que é muito desaprovada por não ser o reflexo das expectativas da mãe, acaba desenvolvendo uma depressão severa e, como um dos sintomas, pratica a automutilação. Além da pressão materna, a menina ainda precisa enfrentar o bullying diário na escola por parte de Stuart (Bola) Wall.
AUTENTICIDADE É TUDO
Bola vive uma vida em prol de seu discurso de que “possui características autênticas que deviam ser estimuladas e cultivadas”. Ou seja, um conceito floreado de um adolescente rebelde que queria, na verdade, buscar maneiras cada vez mais inconsequentes de irritar e decepcionar seus pais, Colin e Tessa Wall, mas principalmente seu pai, apelidado por ele de Pombinho.
Essa objeção à obediência impulsiona seu relacionamento com Krystal, uma relação de puro interesse de ambos os lados e guiado sempre pela vontade de fugir da realidade em que viviam. Bola também cultivava, no início da trama, uma amizade de muita cumplicidade e parceria com Andrew Price, seu amigo de infância, que esfria ao longo da história por conflitos de interesses e quebra de confiança.
Andrew vive numa família com uma mãe submissa e um pai abusivo. Por medo da violência, mas com grande vontade de desmoralizar seu pai diante de todos, Arf – como é chamado pelos mais próximos – hackeia e troca o nome do usuário do falecido Fairbrother para ‘O Fantasma de Barry Fairbrother’, e publica segredos que jamais poderiam sair do núcleo familiar. O exemplo é seguido também por Bola e Sukhvinder, que aproveitam para revelar alguns aspectos sigilosos da vida dos pais.
Mas todos esses problemas familiares se tornam meros detalhes quando Andrew conhece Gaia Bawden.
O PRIMEIRO AMOR A GENTE NUNCA ESQUECE
Recém-chegada de Londres com sua mãe Kay, Gaia atrai olhares por onde passa por sua beleza, e se torna o desejo amoroso de Arf. Com sua personalidade revoltada – assim como a maioria dos adolescentes dessa história -, ela odeia o fato de ter ido morar em Pagford, que é o total oposto de sua vida londrina cheia de amizades e emoções. Ela culpa a mãe pela decisão, uma vez que (segunda Gaia) ela foi tomada de maneira egoísta, pensando apenas em sua vontade de construir um relacionamento sólido e duradouro com o namorado Gavin Hughes.
Kay é uma assistente social que, inclusive, tem uma breve relação profissional com Terri ao ajudá-la em sua reabilitação, e largou tudo para morar em Pagford com Gavin. Contrariando suas expectativas, essa relação se fez enfraquecer após sua chegada, pois sua presença já não era mais novidade.
MELHOR AMIGO FURA-OLHO
Gavin se diz melhor amigo de Barry, mas isso não lhe impede de cultivar intenções amorosas – antes mesmo de terminar com Kay – pela viúva Mary. Compreensivelmente, após apenas alguns meses da perda do marido, ela não está pronta para um novo relacionamento – principalmente com Gavin.
Com o desenrolar da trama, os moradores de Pagford se distanciam cada vez mais da tentativa de parecerem um local civilizado, onde tragédias não acontecem e tudo pode ser resolvido com diálogo.
Todas as disputas egocêntricas acabam por tirar o foco dos reais problemas do vilarejo: vício em drogas, violência sexual, crianças desprotegidas e adultérios. ‘Morte Súbita’ é uma sátira aos falsos bons costumes de um local retrógrado que pode ser definido de qualquer maneira, menos como civilizado.
‘MORTE SÚBITA’ GANHA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
O livro foi adaptado como minissérie em fevereiro de 2015 pela britânica BBC One, sendo dirigida por Jonny Campbell e Sarah Phelps. Mundialmente, ela foi distribuída pela Warner Bros. na TV, e nos Estados Unidos a Max (antiga HBO Max) disponibilizou em streaming dois meses depois.
A minissérie conta com apenas 3 episódios de aproximadamente 60 minutos de duração e pode ser adquirida no YouTube pago.
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